terça-feira, 6 de outubro de 2020

Dance. A Vida ficará mais Leve.

    Há muitos e muitos anos, refletindo sobre o que seria bom para o meu desenvolvimento espiritual e consequentemente me tornar melhor como pessoa, escrevi alguns textos com instruções, que me ajudariam se eu começasse a fazer uma leitura diária delas. É claro que muitas vezes eu não as lia diariamente, mas com o passar do tempo essas orientações de conduta, foram entrando na minha cabeça de tal modo que ficou muito difícil não praticá-las. E agora depois de muitos anos vi que, se não cresci tanto o quanto queria, pelo menos perdi muitos hábitos nocivos e, ainda que eu esteja longe de ser aquilo que almejo, mas estou caminhando, e é pensando que elas podem ser de alguma utilidade para alguém, é que agora estou falando delas aqui  Se gostar, aproveite para a sua vida, o lucro é seu.

 

 

        Dance.  A Vida ficará mais Leve.

 

 

   Às vezes ficamos meio que irritados, e não sabemos o motivo, principalmente as pessoas que tem um trabalho sedentário. Como se a cabeça estivesse a 150k/h e o corpo não corresponde aos anseios. Sentimos dores, cansaço, e não sabemos o motivo. Por fim ficamos nervosos, sem nos darmos conta de que a solução pode ser simples. E vem aquela moleza, que a cada vez aumenta mais. E com isso qualquer incômodo, atua como se fosse uma tragédia, fica-se cada vez mais difícil tolerar os pequenos percalços do cotidiano, lidar com crianças então torna-se algo desgastante. Começamos a ficar preocupados com a saúde.  Vamos ao médico e o que é que ele nos pergunta?  E depois nos manda fazer uma bateria de exames. E como na maioria das vezes estamos sadios. A constatação é única. “Movimente-se”, faça alguma coisa pois o seu corpo está pedindo socorro. Portanto antes que isso aconteça. “Principalmente para a turma que já passou dos quarenta anos. Atenção.

 

   Escrevi nós sabemos que nosso corpo precisa de movimento para funcionar bem. Pois não sei se a maioria das pessoas tem essa consciência. E sempre estamos ocupados demais para fazer um mínimo que seja de exercícios físicos As  academias existem, mas a maioria da população não tem condições de pagar uma academia.  Mas as ruas e avenidas, os parques, a praia estão aí, e é de graça.  Então porque não andar?  Fazer disso um costume?  Se possível, saia de casa para dar uma caminhada, na hora que lhe for mais conveniente, não fique parada (a), ande, movimente-se. Faça disso um costume, em dias programados, caminhar, experimente na sua rua, no seu bairro,  marque o tempo no relógio e tente que essa caminhada dure uns 20 minutos, meia hora. No início não precisa forçar a barra, faça um percurso pequeno e vá aumentando à medida que  a sua resistência cresce, e, quando sentir que  isso se tornou um hábito, se possível, faça a caminhada a cada dia,  Vai lhe fazer bem, vai lhe dar mais energia, disposição.

   Caminhar é alimento para o corpo, os músculos aos poucos vão perdendo a flacidez, e a nossa energia vai aumentando. Enquanto andamos, podemos estar às sós com os nossos pensamentos, podemos fazer algum exercício de concentração, como por exemplo contar os nossos passos, e podemos andar simplesmente sem pensar em nada. A caminhada ajuda a emagrecer, melhora a circulação, fortalece o pulmão, você dorme melhor são muitos os benefícios. E consequentemente melhoramos o nosso desempenho cotidiano, com a família, profissional etc.

   Enfatizo a caminhada, por ser um exercício sem custo algum, e pode ser feito por pessoas de qualquer idade.  Agora, se você tem condições de fazer qualquer outro exercício com a orientação adequada, faça!  Só pode lhe fazer bem. Tem gente que costuma a ouvir, nos seus momentos de lazer, as suas músicas preferidas, ou de relaxamento. E por que não dançar!

   Experimenta colocar de vez em quando, aquele disco do Queen, do  Police, do 14Bis,  músicas dançantes?  Dá para lembrar da juventude, das festas de quinze anos, das festas da faculdade, das noitadas em que voltávamos para casa nos sentindo cansados mas cheios de energia.  E porque não cair na dança?  Mexa.. Remexa, dê uma chacoalhada nos membros entre na música e deixe seu corpo ser levado por ela. Experimenta um dia em casa, numa hora tranquila, colocar uma música dançante e dançar, dançar sozinha. Não importa que a esposa ou marido possam pensar, você pode convidá-los a entrar na dança, os filhos vão gostar e querer dançar também. o importante é o movimento e o que se sente durante e depois, é entrar no ritmo, seguir o ritmo e o som. Você sabia que ao dançar seu corpo libera o hormônio endorfina que combate o estresse, a dor,  ativa a satisfação e felicidade, também  produz a serotonina, o hormônio do prazer e eles fortalecem o sistema imunológico e seus músculos vão ficar mais fortes.  Faça disso um hábito com hora marcada.

   São nas pequenas alterações de comportamento, que mudamos a nossa vida. Não importa o quão loucos possamos parecer. Mas, se estamos fazendo algo de bom para nós mesmos é óbvio que o resultado será sentido de forma positiva por você que estará mais feliz, relaxada e por aqueles que estão mais próximos.            

   Experimente! Dance sozinha, você está no seu espaço, se for pequeno, se movimente por todo o apartamento com passos curtos, faça exercício com os membros. Faça qualquer movimento pelo menos por meia hora 40 minutos, uma duas três vezes por semana. Verá que, nesse caso, o tempo perdido poderá ser aproveitado e seu corpo estará profundamente agradecido.

  

   Dance o quanto puder! 

  A vida se tornará mais leve.                                     



                                                                                          Lou West

Ainda que eu não dance mais tanto quanto eu dançava na época que escrevi (1995), vejo que esse texto continua atual e espero que seja útil.   


Um comentário:

  1. Adoro dançar. Fazer exercícios, para mim, é muito além de perder gordurinhas.

    ResponderExcluir